sexta-feira, 5 de julho de 2019

Jesus Sérgio solicita ao MEC o desbloqueio de R$ 3 milhões do Pronatec no Acre

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT) no final da tarde desta quinta-feira (04) reunido com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, para solicitar o desbloqueio de R$ 3 milhões do Pronatec, que será empregado na realização de cursos técnicos e profissionalizantes na capital e interior do Acre.

Outro pleito apresentado pelo parlamentar foi à implementação de cursos de graduação do IFAC, nos municípios de Jordão e Santa Rosa dos Purus. A reunião contou com a presença da reitora do IFAC, Rosana Cavalcante.

O deputado Jesus Sérgio pediu também ao secretário para desbloquear os recursos oriundos de Rendimento de Aplicação Financeira do Pronatec para realização de cursos de formação de jovens e adultos do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. Os cursos serão gerenciados pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC).

Ao responder o pleito do parlamentar, o secretário Ariosto Antunes, afirmou que em agosto deverá liberar recursos do Pronatec para o estado do Acre realizar os cursos técnicos.

Já em relação aos dois projetos denominados “IFAC Itinerante”, que ofertarão cursos de graduação às populações tradicionais do Acre, nos municípios de Santa Rosa do Purus e Jordão, o secretário foi solícito ao pedido e disse que estará analisando a disponibilidade de recursos.

“Sou professor e sei a importância da educação na vida dos nossos jovens, por isso, fui até o MEC solicitar recursos tanto para cursos técnicos, quanto os cursos de graduação. Pois temos municípios isolados na Floresta Amazônica, cuja ligação com outras cidades do Estado se dá apenas por via fluvial e aérea, e metade da população é formada por indígenas e jovens que tendo terminado o ensino médio não têm oportunidade de continuar seus estudos pela ausência de universidades públicas ou privadas”, disse Jesus Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário