quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Jesus Sérgio participa de reunião com a Bancada Acreana em Brasília


Em sua primeira visita oficial à Brasília o deputado Estadual Jesus Sérgio (PDT) participou de audiência com a Bancada Acreana, Senadores Jorge Viana, Petecão e Gladson Cameli e todos os deputados federais. Várias reuniões foram realizadas com os parlamentares acreanos e com o ministro da Integração, Gilberto Occhi.

Occhi é responsável por analisar e reconhecer os pedidos de emergência e calamidades decretados pelas prefeituras do Acre nos últimos dias. “O ministro afirmou que levará um plano para auxiliar a população dos municípios. Ele verá, pessoalmente, a noção da destruição causada pelas cheias. Essa situação machuca e agride muito, ver a população em estado de desespero que se encontra nesse momento", disse.

O Secretário Nacional de Defesa Civil, General Adriano Pereira Junior, afirmou que a Secretaria de Defesa Civil alertou que desde outubro o ministério desburocratizou os pedidos de ajuda emergencial, bastando que as autoridades locais encaminhem uma solicitação de ajuda humanitária enquanto não concluem o processo de reconhecimento de 'Situação de Emergência ou Calamidade Pública. "Nesses casos, podemos pular várias etapas e atender aos pedidos de ajuda emergencial, tais como o envio de água potável, mantimentos, colchão, lonas e tudo que for possível", afirmou.

Já para uma segunda fase, após o reconhecimento da situação de emergência ou calamidade pública, as prefeituras poderão apresentar um PDR (Plano Detalhado de Resposta) para que possa ser liberados recursos para a reconstrução de áreas atingidas. Depois dos parlamentares destacarem a situação e problemas que ocorrem nestes municípios, o ministro Gilberto Occhi confirmou a vinda nesta sexta-feira (27) ao Acre para visitar as regiões atingidas pela cheia.

A visita do parlamentar, além de cumprir agenda, visa buscar emendas, recursos e viabilizar formas de ajuda ao povo acreano, que passa por mais esse momento de angustia em decorrência das últimas cheias que se tornaram recorrentes em nosso estado.

As reuniões foram proveitosas, pois todos os parlamentares acreanos, prefeitos e autoridades estão unidos em busca de soluções para as famílias vitimadas pela cheia que atingiram milhares de famílias em todo o estado, em especial os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Rio Branco e Tarauacá, além da busca de proposições de ementadas parlamentares pra os municípios acreanos.

A viagem encerrou-se na madrugada do dia 24 de fevereiro onde retornou para a capital acriana.“Esse é um momento muito difícil, pois milhares de famílias estão passando por essa triste realidade, mais acreditamos que sairemos dessa situação, pois as autoridades acrianas e o ministro Gilberto Occhi se colocaram a disposição para ajudar o governo do Acre e as prefeituras das cidades atingidas no intuito de atender urgentemente as famílias que estão passando por mais esse momento degradante imposto pelas fortes chuvas em nossa região”, disse Jesus Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário