sexta-feira, 8 de abril de 2016

JORDÃO: Em Audiência Pública, Jesus Sérgio sugere que famílias carentes sejam contempladas com desconto na conta de energia elétrica

Engenheiro Otávio Ribeiro explica etapas da expansão em Jordão
O deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) participou da audiência pública realizada em Jordão sobre Iluminação Pública na última quinta-feira (8 de abril), no auditório do Centro de Florestania da Ufac

O evento reuniu a comunidade e lideranças locais, entre eles: o presidente do PDT, em Jordão, Tom do Depasa, os vereadores Guedes Oliveira e Meire Sérgio e o vice-prefeito de Jordão, Raimundo Nazareno (Bibiu) Aragão, o gerente de expansão de rede da Eletrobras Acre, engenheiro Otávio Ribeiro, entre outras autoridades locais.

O encontro debateu as precariedades enfrentadas pela população jordanense quanto aos serviços de iluminação pública, Luz Para Todos e demais serviços públicos. 

Na oportunidade, foi formada uma comissão composta por representantes do Deracre, Depasa, Câmara de Vereadores, Povos Indígenas, Pastoral da Criança, Secretaria de Mulheres, Sindicato Rural e Eletrobras Acre. Eles estão responsáveis por acompanhar os encaminhamentos tirados do debate.

O deputado Jesus Sérgio sugeriu ainda a Eletrobras Acre realize também o cadastramento das famílias de baixa renda e indígenas no Programa Tarifa Social de Energia, que concede desconto, de acordo com a faixa de consumo. a Ideia é que o cadastramento seja realizado juntamento com os serviços de expansão da rede elétrica no município, que encontram-se já em andamento.

O parlamentar explica que o programa dá descontos de 10% a 65% na conta de energia elétrica para famílias de baixa renda. Se o morador for indígena, o desconto pode chegar até 100%. Para ser contemplado é exigido que as famílias estejam cadastradas e ativas em programas sociais, por meio da CadÚnico/Número de Identificação Social (NIS). O evento foi proposto pelo deputado Jenilson Leite (PCdoB).


Saiba mais sobre a atuação do deputado Jesus Sérgio em prol de Jordão

Jesus Sérgio esteve reunido com o engenheiro Otávio Ribeiro, do Departamento de Expansão de Rede da Eletrobras, em Rio Branco, com o intuito de buscar soluções para problemas urbanos relacionados à energia elétrica nos municípios de Tarauacá e Jordão, mais especificamente as ligações clandestinas, conhecidas como “gato”.

No município de Jordão, a situação é mais grave. Por anos, postes foram fincados sem que fosse realizado o serviço de energia elétrica. Segundo informações obtidas pela equipe do deputado, a empresa que havia ganhado a licitação teria abandonado a obra, sendo esta retomada apenas em 2016, por outra empresa.

Preocupado com essa situação, Jesus Sérgio buscou soluções junto a Eletrobras. O engenheiro Otávio Ribeiro informou que existe um Programa na Eletrobras que destina recursos para esses fins. Basta que as prefeituras busquem esses recursos para que sejam viabilizadas melhorias em seus municípios.

O Jordão, porém, apresentava uma dificuldade, que era empresas para executar as obras. Diante disso e tendo em vista que a empresa ETENGE irá executar obras do Programa Luz para Todos no município, estive reunido no dia 23 de março com o Eletrotécnico da Empresa, senhor Maicon Silva, para que a mesma executasse a obra. Este já se deslocou nesta terça-feira, 29 de março, para o município de Jordão, com o intuito de elaborar um projeto para a execução da obra e acompanhamento do Programa Luz para Todos.

O local a ser beneficiado será o Bairro Lindolfo Mateus, mais conhecido como “Bairro Novo”, onde está previsto a colocação de postes e transformadores.

“Quando eu fui pedir voto de confiança no Bairro Novo disse que lutaria pela melhoria da qualidade de vida do povo daquele bairro, que era carente de abastecimento de água, luz e condições de trafegabilidade. Buscamos juntamente ao DEPASA a melhoria da oferta da qualidade de água desse Bairro e o presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, prontamente, atendeu nossos pedidos. Agora, com a ajuda de Deus e o apoio da Eletrobras e Prefeitura, resolveremos o problema da energia no Bairro Novo. Somente dando as mãos é que atingiremos nossos objetivos.”

O prefeito de Jordão, Elson Farias, destacou que com a intervenção da Eletrobras Acre "serão atendidas comunidades do ramal da integração; baixo rio Tarauacá; Alto Rio Tarauacá; e Rio Jordão; Nove escolas passarão a ter energia elétrica. Isso significa mais qualidade de vida, mais dignidade e que mais ferramentas tecnológicas poderão ser utilizadas para potencializar a qualidade da educação rural".





Nenhum comentário:

Postar um comentário