segunda-feira, 9 de julho de 2018

Jesus Sérgio prestigia festa de 80 anos do Instituto Santa Terezinha, em Cruzeiro do Sul

O deputado Jesus Sérgio esteve prestigiando a festa dos 80 do Colégio Instituto Santa Terezinha, em Cruzeiro do Sul (AC), à convite da irmã Gabriela. A celebração foi realizada na noite da última sexta-feira, 6 de Julho, e contou com a presença especial de ex - alunos, que ao longo dos anos, tiveram a oportunidade de estudar e ter suas vidas transformadas, por meio do ensino e do conhecimento. 

Jesus Sérgio e seu irmão Oscar Sérgio tiveram a oportunidade de Cursar o Magistério no Instituto Santa Terezinha, entre os anos de 1991 a 1994. A rever a irmã Paulina, que ficou na direção do Colégio por 18 anos, Jesus Sérgio relembrou o passado e externo sua gratidão a Deus e a gestora.

Na oportunidade, alunos e ex-alunos reviveram momentos especiais do passado e da importância de rever amigos do passado e parte do corpo docente do Instituto Santa Terezinha. 
Lucicléia, irmã Paulina e Maria Lucinéia em abraço de despedida, após visita ao IST




Jesus Sérgio e sua esposa Maria Lucinéia na festa dos 80 anos do Instituto Santa Terezinha, em Cruzeiro do Sul (AC)



Jesus Sérgio com o irmão João Gutemberg em Ato de Formatura de Conclusão do Ensino Médio no IST

Jesus Sérgio e seu irmão Oscar Sérgio ao lado da amiga de turma e, agora, diretora do IST de Cruzeiro do Sul












































CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO INSTITUTO SANTA TEREZINHA (IST) - Com a missão de educar e evangelizar, o Instituto Santa Terezinha, em Cruzeiro do Sul (AC) foi instituído em dezembro 1937 com a chegada das irmãs de Santa Maria Madalena, vindas da Alemanha. Elas foram recebidas pelo bispo Dom Henrique Ruitter, primeiro Bispo da Prelazia do Alto Juruá. Na época foi criada a primeira Escolinha das irmãs, tendo como primeira gestora a Irmã Adelgundis Becker, e como professoras as Irmãs Athanásia Weber e Disiboda Strasser. O prédio funcionava na Rua Alfredo Teles. A escola muito pobre e muito simples era feita de tábuas e palhas.

Inicialmente a escola recebeu o nome de “Felisberto Peixoto”, em homenagem a um amigo das religiosas que ajudava na manutenção do local.  As aulas iniciaram em março de 1938 com o curso primário de 1ª à 4ª série e com um curso preparatório para o exame de admissão ao Curso Normal Regional, que corresponde as quatro ultimas séries do ensino fundamental.

Em 03 de outubro de 1938 a escola passa a funcionar como Instituto Cultural Orfanológico Santa Terezinha, trabalhando no intuito de amparar as crianças órfãs e a juventude feminina, levando às estudantes educação moral, cívica e religiosa. 

Somente em 1954 a escola é transferida para o local onde atualmente funciona, onde dez anos depois institui o Curso Normal Regional, no intuito de formar professores para atuarem no curso primário. Sendo admitida no mesmo ano a matrícula de alunos do sexo masculino. O 2º Ciclo do Curso Normal foi concedido e reconhecido em 1968, e em 1979 o Curso Ginasal.

Atualmente a escola funciona com o nome de Instituto Orfanológico Santa Terezinha, oferecendo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A instituição de ensino tem como padroeira a Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. (Informações extraídas do site A Tribuna do Juruá). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário