O deputado Jesus Sérgio, que preside a Comissão de Obras Públicas e Transportes da Aleac, participou da 1ª Caravana de fiscalização do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) a BR-364, nesta sexta-feira (10).
Participaram também representantes técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), engenheiros do CREA e empresas contratadas pelo DNIT, Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) e Associação Comercial de Cruzeiro do Sul (AC).
Jesus Sérgio destacou a importância das autoridades conhecerem de perto as condições da estrada e identificaram os procedimentos exitosos e os não exitosos. Ele explicou que nos locais onde foi jogado pedra rachão, seguida de camada asfálticas, por exemplo, são modelos/técnicas a serem adotadas por empresas que utilizaram modelos tradicionais, e logo, apresentaram deterioração na BR.
O diretor do DNIT, Tiago Caetano, avaliou a fiscalização como produtiva, pois foi possível esclarecer diversos pontos sobre aspectos técnicos, entre eles: erosão de solo, escorregamento e pontes e cabeceiras.
O gestor do DNIT comandou diversas paradas técnicas onde foram explicados os serviços que precisam ser executados nos pontos críticos e os que estão sendo executados onde geravam atoleiros, inclusive, uma parada na ponte sobre o Igarapé Cigana, onde a rodovia precisou ser interditada semana passada.
O próximo passo será listar os nomes dos representantes que integrarão a comissão fiscalizadora de obras da 364. O deputado Jesus Sérgio irá compor a Comissão do DNIT.
Gestor do Dnit apresenta trechos críticos e técnicas a serem adotadas para solucionar deterioração da BR. |
Jesus Sérgio que trafega semanalmente na estrada fala dos objetivos a serem vencidos |
Trechos com uso da pedra rachão apresentam maior resistência |
Trecho entre Feijó e Tarauacá apresentam pior condições |
Área com desmoronamento de solo recebe manutenção emergencial |
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