sexta-feira, 15 de julho de 2016

Em Tarauacá, gestor do Dnit presta contas sobre ações para recuperação e manutenção da BR-364

Sérgio Mamanny explicou série de ações em curso para BR-364
Em audiência pública realizada no auditório do CEDUP de Tarauacá, na última quarta-feira, 14, os gestores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informaram à população sobre as ações, em curso, para recuperação da BR-364, a fim de evitar o fechamento da estrada.



Segundo informações repassadas pelo superintendente do Dnit (RO/AC), Sérgio Augusto Mamanny, a BR- 364 é tratada como um assunto de máxima urgência. Ele falou sobre o andamento da  liberação de recursos do CREMA, que é um contrato para recuperação e manutenção, o qual será utilizado para a recuperação da estrada.

Essa recuperação que abrangerá 416,25 Km da BR foi dividida em seis lotes. Mamanny explica que a obra possibilitará o preparo do solo para a reconstrução que precisará ser feita, haja vista esse projeto de recuperação tem a estimativa de durabilidade de aproximadamente três anos.

Durante o inverno será feito serviço de enroncamento que nada mais é do que continuar colocando pedras nos locais onde apresentar atoleiro. Segundo o gestor do DNIT, isso acarreta vantagens e desvantagens tendo a população civil organizada, que continuar cobrando seus direitos reivindicando, a fim de que seja alocado recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para sua reconstrução, por meio da Bancada Federal Acriana.



Valores - o valor previsto de gasto seria de R$ 226.334.934,41 (R$ 543.747,59/km), mas já se sabe que esse valor deverá ser atualizado (ajustado). O DNIT já refez os cálculos para os três primeiros lotes.

Lote 01 – R$ 53.874.178,25 (R$ 633.441,25/km);
Lote 02 – R$ 52.133.232,94 (R$ 693.722,33/km);
Lote 03 – R$ 53.334.769,42 (R$ 755.664,06/km).



Vantagens - Manutenção da trafegabilidade; Abastecimento contínuo do mercado com produtos essenciais (Comida, remédio, combustível [usinas] etc); Manutenção de empreendimentos e empregos; Deslocamento médico de Urgência; Deslocamento escolar no interior; Melhora a logística também para a própria Reconstrução; Compatibilização com a Reconstrução;Diminuição do custo final da Reconstrução;

Desvantagens - Eventual adiamento da Reconstrução; Alto custo inicial;
Medidas paliativas (duração de 3 anos).

Na Audiência Pública, foi apresentado um levantamento realizado nos trechos considerados mais criticos, onde há pelo menos 90 pontos de erosão.

Os deputados estaduais e federais não puderam comparecer devido pleno processo de votação, que antecede o recesso legislativo, foi o caso do deputado Jesus Sérgio (PDT), um dos parlamentares mais atuantes na luta para que a BR-364 não feche deixando a população do vale do Juruá desassistida.

O Dnit também realizou a mesma Audiência Pública em Cruzeiro do Sul, na quinta-feira, dia 14, às 14 horas, no auditório do Ministério Público Estadual.



Fonte: Texto e Imagens de Reginaldo Palazzo, extraídas do Blog Tarauacanoticias

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