terça-feira, 19 de novembro de 2019

Precisamos trazer, em segurança, nossos estudantes que estão na Bolívia", diz Jesus Sérgio a Ministro das Relações Exteriores


Visando a segurança dos estudantes brasileiros que residem  na Bolívia, os deputados federais Jesus Sérgio, Alan Rick, Perpétua Almeida e Manuel Marcos se reuniram na tarde desta terça-feira (12 de novembro) com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Na reunião, os deputados acreanos relataram a situação dos universitários que permanecem na Bolívia e que estão enfrentando diversas dificuldades durante a crise politica que o país vizinho enfrenta atualmente. 

Os estudantes estão sem acesso à alimentação e impedidos de circular pela Bolívia. Fato que causa preocupação às famílias, uma vez que as universidades vão suspender as aulas no próximo dia 19 de novembro, e muitos universitários sequer sabem como vão retornar ao Brasil. Estima-se que mais de 35 mil brasileiros que estudam na Bolívia.

Os parlamentares também sugeriram que o governo brasileiro envie uma ajuda humanitária para os brasileiros com água e alimentos.


Diante do relato, o Ministério das Relações Exteriores se comprometeu  a analisar a melhor solução para tirar os brasileiros com segurança da Bolívia. Uma das alternativas seria criar um consulado itinerante, para que os funcionários da Embaixada da Bolívia possam ir até os estudantes com o objetivo de averiguar a situação. 

Outra possibilidade é o governo do Brasil disponibilizar vários ônibus para seja feita a travessia na fronteira entre Bolívia e Brasil. Também há probabilidade dos estudantes saírem da Bolívia pela via ferroviária, já que nas estradas há diversos bloqueios com manifestações políticas. 

A alternativa seria realizar o trajeto de trem entre a cidade de Santa Cruz de la Sierra e Corumbá, município localizado em Mato Grosso do Sul.

“Precisamos resolver esta situação dos nossos estudantes que estão na Bolívia, e por isso, viemos buscar ajuda do governo para que os brasileiros sejam trazidos ao Brasil com segurança”, afirmou o deputado Jesus Sérgio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário