segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Jesus Sérgio apresenta reivindicações de indígenas de Jordão a SESAI, em Brasília

Após reunião com lideranças indígenas de Jordão (AC), no recesso parlamentar, o deputado federal Jesus Sérgio esteve reunido na tarde da sexta-feira, 09 de agosto, para apresentar uma série de reinvindicações à secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI), Silvia Waiãpi, em Brasília (DF).

Jesus Sérgio explica que a comunidade indígena de Jordão (AC) enfrenta dificuldades no acesso a serviços básicos de saúde. A maioria desses problemas agravados por questões burocráticas e de gestão. Em posse de relatório, o deputado apresentou os problemas e também sugestões para desburocratizar o atendimento aos indígenas. 

As sugestões vão desde o fortalecimento de órgãos de controle social como os Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI), que exercem função imprescindível na fiscalização das ações e da aplicação dos recursos destinados ao atendimento indígena.

Jesus Sérgio explicou que dessa forma será possível diminuir a burocracia para a contratação de serviços de manutenção e aquisição de barcos, motores de popa e material médico usados pelas equipes, que prestam serviços nas comunidades indígenas.

Além disso, Jesus Sérgio pediu maior celeridade na avaliação e deliberação dos processos encaminhados à SESAI para evitar perda de prazos e inviabilização das demandas apresentadas pelos DSEI. Reivindicou também urgência na contratação de profissionais para atividades meio junto aos DSEI para agilizar setores administrativos e de logísticas e, com isso, melhorar a prestação de serviço.

"É preciso promover o equacionamento mais adequado do número de equipes de atendimento à saúde em áreas indígenas em relação à população de cada localidade atendida, visando aumentar o número de profissionais na atividade fim", reforçou Jesus Sérgio.


Em resposta, a secretária Silvia Waiãpi demonstrou presteza diante das pautas de reinvindicações. "Só tenho a agradecer a atenção recebida, na certeza que a secretária entende e tem consciência de como é importante prestar um bom serviço na área da saúde para os nossos indígenas"

Um comentário: