sexta-feira, 5 de julho de 2019

Em audiência da Aneel, Jesus Sérgio propõem implantação de Mini Usinas para minimizar custos da energia elétrica no Acre

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT) protagonizou uma das melhores atuações durante a Sessão Temática, nos moldes de audiência pública, que tratou sobre o reajuste tarifário e o alto custo da energia elétrica no Acre. O evento contou com a participação do diretor geral da Agência Nacional da Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, e o representante da Energia, antiga Eletrobras Acre, José Adriano, ocorrida nesta sexta-feira (26 de abril de 2019).
A audiência pública, requerida pelo deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) e o coordenador da Bancada Federal, o senador Sérgio Petecão, contou com a participação dos deputados federais Alan Rick (DEM), Perpétua Almeida (PCdoB), Jessica Sales (MDB), o representante do governador Gladson Cameli (PP), o secretário de Infraestrutura Thiago Caetano, deputados estaduais, representantes da Defensoria Pública e sindicatos, da sociedade civil organizada.
Jesus Sérgio foi convidado pela Mesa Diretora da Aleac para realizar uma apresentação detalhada da composição tarifária, dos encargos e realizou um comparativo com para explicar o motivo por traz do alto preço aplicado no Acre.
Após o detalhamento, o deputado propôs que se invista na construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) no Acre, que podem ser instaladas em cidades mais distantes, aonde o valor da energia chega a preços exorbitantes, como é o caso da cidade de Jordão (AC).
“Uma solução viável para o Acre pode ser a construção do que chamamos de Pequena Central de Hidrelétrica (PCH), pois a energia elétrica é obtida através do aproveitamento da força da água em movimento de um rio. É também uma forma de energia limpa e confiável, pois já existe no Brasil desde o século passado.
Jesus Sérgio explicou que para que esse processo seja feito é preciso a construção de usinas em rios que tenham elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. “A água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas, o que gera a energia elétrica”, explicou.
A Energia renovável, segundo o parlamentar, é uma solução para o Acre gerar a sua própria energia, e passar vantagens para o consumidor  final. Ele explica que a importância do uso das energias renováveis está na economia que é feita com a utilização de  recursos mais baratos e na preservação do meio ambiente, pois a maioria utiliza meios naturais, abundantes e reaproveitáveis para produção de energia elétrica.
Após a apresentação dos representantes dos setores e parlamentares foi aberto o debate para ouvir os reclames da sociedade. As falas, justificativas e propostas apresentadas, na audiência pública, serão inseridas em um relatório com os encaminhamentos finais para que os envolvidos possam buscar soluções dentro da problemática apresentada ao logo do debate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário