quarta-feira, 27 de março de 2019

Na Aneel, Jesus Sérgio contesta redução de 3,16 % e diz que tarifa permanece abusiva


O deputado federal Jesus Sérgio (PDT) esteve mais uma vez reunido com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, nesta quarta-feira (27) para dialogar sobre o aumento da tarifa de energia elétrica no Acre. Participaram também da reunião as deputados Alan Rick (DEM), Jéssica Sales (MDB), Mara Rocha (PSDB) e o senador e coordenador da Bancada Federal do Acre, Sérgio Petecão (PSD).

Na reunião, o presidente da Aneel destacou a pequena redução de 3,16% na conta de energia dos acreanos, de 21,3%, para 18,13%. No entanto, o deputado Jesus Sérgio reclamou que a população do Acre ainda não tem condições de arcar com o aumento, e reafirmou que a atual tarifa permanece abusiva.

“A Aneel conseguiu reduzir o valor da energia elétrica em apenas 2.60%. Isso foi uma notícia positiva, mas não muda quase nada a situação que estamos enfrentando, pois iremos pagar uma conta de energia alta, totalmente abusiva e fora da realidade de milhares de famílias no Acre. Faz-se necessário estudar uma solução para melhorar a qualidade de energia do Acre e para que a nossa população pague um valor justo pelo consumo”, disse o deputado Jesus Sérgio.

André Pepitone explicou ainda que, durante reunião ordinária da diretoria da ANEEL, foi aprovada a Revisão Tarifária Extraordinária da Energisa e, isso decorreu diante da quitação antecipada da chamada Conta-ACR, para setembro de 2019.

A Conta-ACR é um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014.

Vale salientar que o deputado federal Jesus Sérgio propôs ao Ministério de Minas e Energia a implantação de placas solares nos municípios isolados do Acre. Na proposta, ele ainda sugeriu a implantação de um sistema de mini usinas de energia elétrica com objetivo de aproveitar o pontencial dos rios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário