quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Jesus Sérgio pede diminuição do valor das passagens aéreas e diz que irá trabalhar para o desenvolvimento da aviação regional

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT) participou na última semana em São Paulo, de uma visita técnica às empresas aéreas Gol, LATAM e Passaredo. Participaram também os deputados federais Sidney Leite (AM) e AJ Albuquerque (CE), que integraram a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Câmara dos Deputados.

Em reuniões com os representantes das companhias aéreas, o deputado Jesus Sérgio afirmou que irá trabalhar para o desenvolvimento da aviação regional  e irá propor políticas públicas sobre o tema para baratear as passagens aéreas. “Nós precisamos atrair as empresas para que possam desenvolver a aviação regional e começar a operar rotas como Cruzeiro do Sul/Manaus e Rio Branco/ Porto Velho”.

Jesus Sérgio destacou a necessidade da diminuição do valor das passagens aéreas, uma vez que o Acre tem a passagem aérea mais cara do Brasil, segundo a pesquisa Consulta Interativa – Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O valor médio das passagens comercializadas pelas companhias aéreas para o estado foi de R$ 679,98. Já no mesmo período de 2018 o valor era de R$ 554,97.  Ou seja, as passagens aéreas com destino ao Acre teve um aumento de 22,5%.

A comitiva formada pelos deputados visitaram o Hangar 2 da LATAM, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP) e conheceram o Centro de Controle de Operações Aéreas (CCOA) da companhia. O grupo foi recebido pela diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM, Gislaine Rossetti, pelo diretor de Operações da companhia, Comandante Geraldo "Harley" Meneses, e pelo diretor do CCOA, Samuel di Pietro. Foram esclarecidas dúvidas sobre alguns gargalos da aviação no Brasil, como a regulamentação do setor aéreo, e temas como precificação e o planejamento e execução da malha aérea.

Os parlamentares também participaram de uma reunião com Ruy Amparo em que trataram temas como rotas aéreas na região amazônica e os custos operacionais da aviação, o grupo participou ainda de uma reunião com o diretor-executivo da VOEPASS, Eduardo Busch, representando MAP e PASSAREDO. O executivo defendeu o estímulo à aviação regional e a importância das empresas de menor porte na garantia na conectividade nacional. Busch também afirmou que a empresa está estudando as necessidades das regiões Norte e Nordeste para operação de futuras rotas.

Os deputados também visitaram a GOL, onde encontraram o presidente da companhia, Paulo Kakinoff, acompanhado pelo assessor especial da presidência, Alberto Fajerman, pelo diretor de Relações Institucionais, Cláudio Neves Borges, e pelo consultor de Relações Governamentais, Bhrener Matos. Kakinoff detalhou características do mercado de aviação comercial de passageiros no Brasil, como perfil do usuário, panorama financeiro do setor, fatores que definem o preço do combustível e como acelerar o desenvolvimento no transporte aéreo no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário