quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Após morte de bebês, Jesus Sérgio reune com secretário do MS e garante visita de equipe técnica em Tarauacá, Feijó e Jordão


Diante das denúncias que recebeu da população do município de Tarauacá sobre as mortes dos bebês, o deputado federal Jesus Sérgio realizou uma visita à Maternidade Ethel Muriel Geddis.  O parlamentar já havia enviado ao Ministério da Saúde (MS) sugestões para aperfeiçoar o atendimento da maternidade, tais como: aquisição de equipamentos de ultrassonografia, incubadoras e implantação de uma UTI para atenção aos bebês prematuros.

Em Brasília, Jesus Sérgio foi a sede do Ministério da Saúde, onde se reuniu com o secretário de Atenção Primária, Erno Harzheim e equipe, para solicitar a  visita dos funcionários do MS para uma verificação “in loco” das condições de atendimento da unidade de saúde. O pedido foi prontamente atendido pelo secretário, que garantiu que a equipe técnica do MS visitará em novembro a rede de saúde dos municípios de Tarauacá, Jordão e Feijó. O objetivo é sugerir soluções eficazes que visam aperfeiçoar a saúde pública da região.


De acordo com registros da própria direção da unidade de saúde, as mortes de bebês nascidos na maternidade mostram números inaceitáveis desde 2015, ano em que foi computado 30 mortes. Em 2016 foram registrados 36 óbitos, no ano seguinte 25 e em todo o ano de 2018 foram registrados 24 óbitos de bebês. Segundo relatos, as mortes ocorreram por abortos (menos de 400g), prematuros (800g a 1000g) e óbito fetal (acima de 1kg).

As principais causas da morte dos bebês em Tarauacá é a falta de assistência na atenção básica, muitas mães sequer têm acompanhamento durante a gravidez, ou seja, não conseguem realizar o pré-natal, e por isso, chegam a ter complicações na hora do parto.

“A situação da maternidade de Tarauacá é preocupante, por isso, estive no Ministério da Saúde, para que possamos tomar providências urgentes, pois não podemos deixar que mais bebês morram. É necessário oferecer um atendimento de excelências paras mães que procuram a maternidade, e essa é a nossa luta. Além disso, estamos buscando melhorias no atendimento da atenção básica”, afirmou o deputado Jesus Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário